7 Erros fatais nos testes online (que até você já pode ter cometido)


27/03/2018
Por Cia de Talentos

Provavelmente você já leu alguma coisa sobre como funcionam os testes da fase online nos processos seletivos. Ou pelo menos algum colega já postou algo no Facebook. Se você ainda não sabe, #ficadica. Mesmo com toda a informação disponível, certas confusões continuam a se repetir. Por isso preparamos esse guia esperto para te ajudar!
 
1. INSTRUÇÕES
 
“Essas instruções são enormes, vou pular essa tela!”
 
Sempre acontece de alguns candidatos não lerem as instruções com cuidado antes de começar alguma atividade online. Geralmente, por causa disso, muitos erros acontecem.
Parece simples, não é? Então, ATENÇÃO antes de começar!
 
2. ATUALIZAÇÕES
 
“E agora? O teste travou!”
 
Lembra do que falamos no item anterior? Lá no meio das instruções provavelmente explicava os requisitos de funcionamento do teste.
Para que saia tudo bem, é importante verificar com antecedência todo recurso que será utilizado para a realização do teste. Os mais básicos são: atualizações do navegador, funcionamento do microfone e webcam.
 
3. PRAZO FINAL
 
“Tenho até amanhã, relaxa!”
 
Já dizia o ditado popular “não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje”. A frase, neste caso, pode evitar alguns sustos.
Geralmente, você terá entre três a dez dias para realizar um teste online. Esse prazo varia em cada processo seletivo. O quanto antes você fizer menos chances terá de ser surpreendido por algo no último instante.
 
4. AMBIENTE
 
“Ah! É difícil algo me tirar a atenção!”
 
Tem quem consiga se concentrar em qualquer lugar barulhento e cheio de informação. Se você é uma dessas pessoas, parabéns! Você é um fenômeno da ciência. Esse papo de ser uma pessoa multitarefas é coisa séria. Já descobriram que o cérebro pode levar em média 25 minutos para retornar a tarefa original depois de uma distração.
Os testes possuem tempos diferentes para responder as questões. Ser interrompido pode fazer você perder o tempo de algumas questões ou não perceber algum detalhe importante entre as alternativas.
Então, a dica é: procure um lugar onde possa ter foco total para responder o teste.

5. TEMPO POR QUESTÃO
 
“Vou responder tudo bem rapidinho! Assim eu ganho mais pontos.”
 
Esqueça porque isso é um mito! O tempo que você leva para responder cada questão não impacta no seu resultado.
Cada teste é diferente. Alguns contam o tempo por questão, outros te dão um tempo máximo para responder todas as questões. O seu gerenciamento de tempo é valioso neste momento.
 
6. REENVIO
 
“Já fiz o teste uma vez. Agora vou refazer porque quero ter um desempenho melhor!”
 
Com a nossa experiência, observamos que quanto mais um candidato refaz um teste menos a nota aumenta. Na verdade, ela diminui ou permanece a mesma. Isso porque não aconteceu uma mudança no conhecimento, a pessoa só passou a conhecer o tipo de teste.
Existem critérios para um teste ser reenviado antes do seu tempo de validade expirar. Esse critério é simples: o que você fez para o seu desenvolvimento neste assunto depois da realização do teste?
Portanto, registre bem o que você estudou e fez para se desenvolver (qual livro, site ou aplicativo utilizou e por quanto tempo se dedicou). Guarde todas as referências que tiver. Depois conte pra gente.
 
7. IMPORTÂNCIA
 
“Como que um teste desses vai me avaliar? Eu sou muito mais que isso!”
 
O dilema é o seguinte: como avaliar com o mesmo critério muitas pessoas espalhadas pelo país (e até fora dele), sem avaliar experiência prévia (afinal, é um processo de estágio ou de trainee)?
Os testes online avaliam conhecimentos específicos (inglês, espanhol, resolução de problemas, excel, etc.) e a aderência de comportamentos e valores importantes para aquela empresa. Eles buscam avaliar pontos importantes que farão parte do dia a dia de trabalho.
 
Acredito que agora você esteja preparado e nenhuma dessas fatalidades será um problema, certo? Prepare seus amigos também, compartilhe o texto!
 
por Cia de Talentos